Desratização
Desratização
A desratização é um conjunto de estratégias para controlar infestações por ratos-pretos, ratazanas e camundongos. Essas são as espécies mais comuns nas cidades, e consideradas pragas urbanas.
O procedimento tem caráter curativo ou preventivo. Em outras palavras, serve tanto para eliminar as criaturas já existentes quanto para evitar a formação de novas colônias no local. No vídeo a seguir, listamos os sinais mais comuns de infestação por ratos. Você pode reconhecer alguns deles no seu ambiente, enquanto outros são detectados somente por especialistas. É importante contar com o auxílio de profissionais porque os métodos caseiros de prevenção e controle são insuficientes. Venenos de ação imediata, por exemplo, não costumam funcionar contra ratos.
Os roedores têm comportamento neofóbico, ou seja, temem novidades. Por causa disso, eles fogem das armadilhas comuns. Além do mais, se um membro da colônia comer a isca envenenada e morrer, os outros perceberão que há perigo por perto. Logo, deve-se planejar uma estratégia de controle de pragas mais inteligente.